TEC resume-se a três palavras Técnicas de Expressão e Comunicação.
Mas para além destas três palavras existem infinitas palavras para descrever Tec, visto que cada um interpreta as coisas de maneira diferente.
Para mim TEC é uma disciplina diferente em que podemos fazer muitas coisas, como por exemplo divertirmo-nos e ao mesmo tempo trabalhar!( trabalhar só existe para alguns, mas enfim...)
Traquinices
Euforia
Correria
Divertimento, alegria, relaxamento entre outras muitas palavras em que posso descrever Tec.
TEC é abrir asas e voar...ou seja, é libertarmo-nos do medo, da vergonha e quebrar todas essas barreiras e seguir em frente.. mostrar aquilo que realmente somos porque todos nós temos jeito para tudo uns com mais dificuldade outros com menos mas o que realmente importa é agarrar esta oportunidade e seguir uma profissão relacionada com esta área.
Bem chega de muita massada... se querem saber realmente o que é...tentem soltarem-se do vosso dia-a- dia e fazerem aquilo que realmente vos apetece fazer.
******************** Experimenta ************************
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
As áreas de intervenção da Animação Sociocultural são:
Área da Saúde – Tem de se fazer coisas para animar, divulgar, prevenir e colaborar na área da saúde. (ex: animação em hospitais)
Área da Educação – Tem de se desenvolver a criatividade, a aprendizagem, o conhecimento, a personalidade e a área da educação quer que as pessoas participem.
Área do Desporto – Ajudar as pessoas a realizar exercício físico, para prevenir doenças, prevenir o sedentarismo, o stress, entre outros.
Área Sociocultural da Cultura – Fazer com que as pessoas sejam criativas e se dediquem a expressão da criação cultural e artística.
Área do Lazer – Dinamizar actividades, festas, animação em vários locais e promover o divertimento.
Área Social – Melhorar as relações sociais, promover o desenvolvimento da solidariedade e resolver os problemas dos grupos, comunidades, entre outros.
Área do Património Cultural – Realizar festas culturais, para aumentar o conhecimento, incentivar o estudo e valorizar o património cultural.
Área do Turismo – Fazer passeios turísticos, promover a descoberta de locais turísticos e desenvolver o conhecimento.
Área do Ambiente – Dinamizar a realização de acções de Educação Ambiental. Motivar os comportamentos de defesa, prevenção e melhoria do ambiente ou seja, as pessoas têm de defender, prevenir e melhorar o ambiente.
Objectivos e Competências do Técnico de Animação Sociocultural!!!( MUITO IMPORTANTE)
Objectivos:
•Inserir pessoas na sociedade;
•Coordenar e desenvolver actividades de animação em grupos e comunidades, onde tem de programar actividades educativas, culturais, desportivas e sociais;
•Tem também de organizar os meios financeiros, humanos e os equipamentos necessários;
•Executa suportes materiais para o desenvolvimento das acções;
•Avalia os programas e elabora os relatórios;
Competências:
•Saber comunicar;
•Ser criativo;
•Ser dinâmico;
•Criar empatia;
•Tem de ter qualidades de liderança;
•Ser organizado;
•Fazer com que as pessoas se interessem e se envolvam nas actividades ou projectos;
O que é a Animação Sociocultural?!!!!( queres saber? Entao lê!!)
É um conjunto de práticas sociais que tem como objectivo estimular a iniciativa, a participação das comunidades no processo de desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados.
É um processo que a finalidade é a consciencialização participante e criadora das populações. Tem um método próprio e tem como orientações os seguintes pontos:
1-é um processo deliberado e constante que se destina a estimular as pessoas e os grupos para que se desenvolvam, movendo todas as suas habilidades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
É um processo que a finalidade é a consciencialização participante e criadora das populações. Tem um método próprio e tem como orientações os seguintes pontos:
1-é um processo deliberado e constante que se destina a estimular as pessoas e os grupos para que se desenvolvam, movendo todas as suas habilidades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
2-é um “acordar” para a descoberta e desenvolvimento do poder e das capacidades de cada comunidade;
3-é a aquisição da competência necessária para que as comunidades sejam agentes e não só espectadores passivos.
Assinar:
Postagens (Atom)